22 de março de 2024
Alunos do PAIS-PGE-RJ Prestam Homenagem a Frei David, Incentivador dos Programas de Ação Afirmativa
Paulo Vitor/PGE-RJ

A turma de alunos do Programa de Acesso e Inclusão Social (PAIS) da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) homenageou, nesta quinta-feira (21/03), o Diretor Executivo da Educafro, David Raimundo dos Santos, o Frei David, que, com sua luta e militância, já garantiu o acesso de mais de 60 mil negros no ensino superior do país.

Os alunos do PAIS entregaram para ele uma placa agradecendo pela sua influência para a instituição da bolsa-auxílio no programa, em maio de 2023. “Nós, integrantes da 4ª Turma do Programa de Acesso e Inclusão Social da Procuradoria Geral do Estado - PAIS-PGE, agradecemos ao Frei David Santos, Diretor Executivo da Educafro, pela participação ativa no processo de implementação da bolsa-auxílio nesse exitoso programa de ação afirmativa, que completa 10 anos”.

A homenagem ocorreu após a aula regular da turma na Escola Superior de Advocacia Pública (ESAP), administrada pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ, no antigo Convento do Carmo, com a presença da Coordenadora da ESAP, Elisabete Brasil. O Procurador do Estado Augusto Werneck, um dos idealizadores do programa, presente ao evento, resumiu a contribuição do Frei Davi.

- O Frei David esteve no marco zero da elaboração deste curso. Ele propôs e se dedicou para a sua implementação e, na época, a Procuradora-Geral Lucia Lea Guimarães Tavares adotou a ideia e introduziu o curso. É um projeto que foi elaborado também pelo Procurador do Estado Cyro Grynberg – lembrou Augusto Werneck.

Agradecendo a homenagem dos alunos, Frei David prometeu envidar esforços junto ao Procurador-Geral do Estado, Renan Miguel Saad, para que o curso se transforme em pós-graduação.

- Eu tenho certeza absoluta que a nossa querida PGE não quer fazer de vocês apenas um futuro procurador do estado ou um servidor, ela quer ver vocês olhando todas as possibilidades do mercado de trabalho”, afirmou.

O PAIS-PGE foi criado em 2014, como parte do Programa de Ações Afirmativas da instituição destinado ao reconhecimento, reparação e inclusão de grupos socialmente discriminados. Inspirado no pioneiro sistema de cotas para o acesso às universidades estaduais, o PAIS tem por objetivo avançar nas ações de promoção da capacitação dos alunos para a plena inclusão social e profissional.