21 de maio de 2024
PGE-RJ Recebe Palestras sobre Intersecções entre Direito e Memória
Paulo Vitor/PGE RJ
PGE-RJ Recebe Palestras sobre Intersecções entre Direito e Memória

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) recebeu, nesta segunda-feira (20/05), a palestra “Intersecções entre Direito e Memória. Influenciando as Percepções do Passado” com os professores Miroslaw Sadowski e Eduardo Manuel Val.

O Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Carlos Edison do Rêgo Monteiro, abriu o evento apresentando o tema e os professores palestrantes, destacando a coincidência da relação do tema com o ambiente do antigo Convento do Carmo, sede do Centro Cultural da PGE-RJ.

“Hoje a gente tem uma oportunidade ímpar de uma junção, uma confluência muito especial, que a gente vai tratar de memórias, intersecções, a gente voltar o nosso olhar um pouco para o passado e nada melhor do que fazer esse tipo de incursão no nosso Convento do Carmo, lugar histórico, lugar que tem um profundo significado na história do Brasil e é tão importante a gente olhar para esse lugar hoje e ressignificar toda a sua história nesse momento”, afirmou o Procurador-Chefe do Cejur.

Ele ressaltou que, para a PGE-RJ, é uma enorme satisfação tratar de um tema que tem passado despercebido por parte da doutrina mas que, cada dia mais, tem que se voltar a atenção para esse tipo de tema.

“A evolução da ciência se dá por meio do conhecimento do passado. O conhecimento da história permite conhecer o presente e projetar o futuro. A gente tem inúmeras situações no Direito, em que nós precisamos voltar ao passado. O Brasil tem uma história longa e é sempre saudável o exercício do conhecimento com perspectiva crítica para aplicação no nosso dia a dia. Nesse contexto, valorizando aqui a presença dos ilustres professores, querendo dizer também da nossa alegria de saber que esse tema, que é tão fascinante juntando numa obra coletiva e que, com certeza, suscitará por si só novas investigações e novos desdobramentos doutrinários”, celebrou o
Procurador Carlos Edison do Rêgo Monteiro.

O Professor Eduardo Manuel Val destacou seu orgulho de estar vendo, depois de 35 anos morando no Brasil, que o Centro de Estudos Jurídicos se transformou numa referência para a produção de eventos na área jurídica. E destacou o trabalho do professor Miroslaw.

“A fala do professor Miroslaw será uma oportunidade única da gente fazer um trabalho interdisciplinar entre história e Direito e também uma projeção para outras áreas que são absolutamente necessárias para entender a efetividade ou não efetividade do Direito”, afirmou o palestrante Eduardo Manuel Val.

O Professor Miroslaw Sadowski falou da tese de seu livro “Intersecções entre Direito e Memória. Influenciando as Percepções do Passado”, que enfatiza a memória coletiva na inspiração das percepções do passado. Em seguida, o professor Eduardo Manuel Val discorreu sobre o olhar da América Latina em relação aos temas que Miroslaw apresenta, com ênfase especial no Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Curriculos

Miroslaw Sadowski é Professor na Faculdade de Direito da Universidade Strathclyde em Glasgow, Escócia; Investigador de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto “Realidade Mnenmónica” no Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta em Lisboa, Portugal; Pós-doutorado no CEBRAP, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento em São Paulo; e Assistente de Pesquisa no projeto “Memocracy” no Instituto de Ciências Jurídicas da Academia Polonesa de Ciências em Varsóvia, Polônia.
Eduardo Manuel Val, é Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006); Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC-UFF); Integra o quadro docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e ocupa o cargo de Coordenador Adjunto do PPGD/UNESA (Mestrado e Doutorado).