16 de maio de 2024
Servidoras e psicólogas do Núcleo de Saúde Mental da PGE-RJ realizam mais de 200 atendimentos no Rio Grande do Sul

As enchentes que abateram o Rio Grande do Sul deixaram não só cicatrizes físicas, mas também emocionais. Acolher cada indivíduo, respeitando a sua dor, no cenário de devastação em que o Estado ainda se encontra, pode ajudar a minimizar os danos à saúde mental dos envolvidos na tragédia. Desde o dia 12 de maio, servidoras e psicólogas do Núcleo de Saúde Mental da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) se juntaram às equipes de saúde no Rio Grande do Sul para auxiliar no atendimento às vítimas e aos servidores, especialmente os da Segurança Pública e da Defesa Civil. As servidoras da PGE-RJ estão cuidando da saúde mental da população e dos trabalhadores que estão atuando no desastre, oferecendo acolhimento e estabilização emocional.

A decisão do Procurador-Geral do Estado, Renan Miguel Saad, de enviar as profissionais se deu em resposta a um ofício enviado pelo Procurador-Geral do Estado do Rio Grande do Sul no qual foi solicitado o envio de recursos humanos e materiais para o estado.

A solidariedade da PGE-RJ diante da tragédia no Rio Grande do Sul foi manifestada desde o início das chuvas, quando o Procurador-Geral do Estado, Renan Miguel Saad, telefonou para o Procurador-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Cunha da Costa, e colocou a PGE-RJ à disposição para ajudar no atendimento às vítimas da tragédia.

Na ocasião, Renan Miguel Saad comunicou ao colega gaúcho que a PGE-RJ estava iniciando uma campanha para direcionar a solidariedade dos fluminenses para o canal oficial de ajuda ao estado, o SOS Rio Grande do Sul, por meio do PIX do Banco Estadual do Rio Grande do Sul.

Em resposta ao contato com o seu colega do Rio Grande do Sul, o Procurador Renan Miguel Saad recebeu na quinta-feira (09/05), ofício enviado pelo Procurador Eduardo Cunha da Costa: “Dirijo-me a Vossa Excelência para, diante da notícia de disposição desta Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro de colaborar no enfrentamento à calamidade que assola o Estado do Rio Grande do Sul com a disponibilização de servidores(as) do centro de saúde mental desta PGE-RJ, o que, desde já, agradecemos e postulamos sejam tais servidores(as) enviados ao Estado do Rio Grande do Sul, onde sua ajuda será de grande valia, em especial no atendimento psicológico às vítimas e aos servidores, especialmente os da Segurança Pública e da Defesa Civil, que estão atuando no resgate às vítimas dos severos eventos climáticos que atingem este Estado".

As psicólogas Cleusmar da Silva Bastos Almeida e Ana Cláudia de Souza Deschamps, Ana Lúcia Araújo, assessora do Núcleo de Saúde Mental, e Daniele Amar Büttner, coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, embarcaram rumo ao Rio Grande do Sul no dia 12 de maio. Em meio ao cenário de devastação, elas percorreram abrigos em várias cidades, como Caxias do Sul, Santa Tereza, Bento Gonçalves (no distrito de Faria Lemos, onde ficam localizadas importantes vinícolas), Roca Sales, Colinas, Imigrante, Farroupilha, Cotiporã, Pinto Bandeira, Antônio Prado, Arroio do Meio, atendendo a mais de 200 pessoas, entre civis e militares.

“Fizemos um trabalho de acolhimento e ressignificação com integrantes do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul e com servidores de outros estados que também foram deslocados em socorro ao Rio Grande do Sul. Também auxiliamos na forma de conduzir as abordagens nesse momento de sensibilidade para esses brigadistas. Atendemos cada um dos um dos militares que apresentava um abalo emocional muito grande. Os comandantes desses homens também foram atendidos por nós. Pedimos autorização ao Dr. Renan Saad e ao Dr. Maurício Vieira, chefe de gabinete, para fazermos camisetas e bonés de identificação e estamos muito felizes em trazer o nome da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro", conta Daniele Amar.

Os relatos de Daniele dão conta de um cenário de escassez e enorme necessidade de acolhimento e cuidado a curto, médio e, até mesmo, longo prazo, o que destaca ainda mais a importância da iniciativa oferecida pela PGE-RJ. A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental acrescenta que sugeriu à PGE-RS a criação de um Plano de Contingência de Saúde Mental em Catástrofes e Desastres.

“Tudo é muito triste. Tomara que os colegas se mobilizem, já que há uma escassez muito grande de psicólogos. O estado emocional da população aqui está destruído. As pessoas estão despersonificadas, como chamamos. Perderam tudo: família, casa, documentos, bens, animais. Mesmo sendo profissionais, precisamos ter condições emocionais para ajudar. Neste momento, estamos presenciando momentos de desespero e busca por sobrevivência, ou seja, uma dor emergencial. A dor crônica ainda está por vir".

Nusam

O Núcleo de Saúde Mental (Nusam), da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, foi criado em dezembro do ano passado e é o primeiro do gênero entre os órgãos do Sistema de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo principal do Núcleo é desenvolver um programa contínuo de prevenção e promoção em saúde mental, com ações voltadas para o cuidado psicológico de todos os Servidores e Procuradores da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.