Home > Imprensa > Notícias
26 de julho de 2024
PGE-RJ e Sesc RJ inauguram Exposição 'R E V E L A D A S' e celebram o Dia da Mulher Negra
Facebook Twitter
PGE-RJ e Sesc RJ inauguram Exposição 'R E V E L A D A S' e celebram o Dia da Mulher Negra

O Centro Cultural PGE-RJ, com apoio do Sesc RJ, inaugurou nesta quinta-feira (25/07) exposição "REVELADAS", celebrando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O projeto, que conta com a curadoria das Analistas Processuais da PGE-RJ Amanda Carolino e Fernanda Sousa, destaca retratos e relatos pessoais de 20 mulheres negras (pretas e pardas) que atuam na PGE-RJ em diversos cargos e funções.

O Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, participou da abertura do evento junto com a Presidenta da Comissão de Combate ao Racismo, Procuradora Ana Alice Oliveira e da Presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero, Procuradora Fernanda Mainier.

A curadora Amanda Carolino destacou que no Brasil também se comemora, nesta data de 25/7, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Segundo Amanda, “um dos objetivos da exposição é empoderar e fortalecer a autoestima das mulheres negras que sofrem, ao longo da história, os efeitos de desumanização e autorrejeição que o racismo provoca”.

A também curadora, Fernanda Sousa, lembrou que a exposição deve provocar reflexões sobre a importância da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho. Para ela, “se quisermos fazer boas leis, boas políticas públicas e desenvolver boas práticas institucionais, precisamos ver e ouvir as mulheres negras. Elas são o farol capaz de revelar o caminho para a construção de um mundo melhor”.

Representando as 20 mulheres que foram fotografadas para a exposição, as servidoras Isaura Santana, Priscila Soares e Karen de Souza, fizeram relatos pessoais emocionantes. Segundo as REVELADAS, contar suas histórias foi revisitar dores e amores do passado e ressignificar o presente, sendo a exposição uma ação importante para provocar reflexões e reverenciar a autoestima das mulheres negras.

A exposição, que ficará aberta à visitação pública entre os dias 25/07 e 25/08, poderá ser vista no Centro Cultural PGE-RJ, antigo Convento do Carmo, na Rua Primeiro de Março, na Praça XV, Centro do Rio, de segunda a sexta das 10h às 17h.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter