A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro adquiriu o acervo bibliográfico de Raymundo Faoro, composto por 9.280 itens, incluindo livros, periódicos e obras de referência, abrangendo diversos campos do saber, como filosofia, história, sociologia, ciência política, direito e literatura.
Raymundo Faoro foi um eminente jurista e cientista político. Foi Procurador do Estado do Rio de Janeiro, aprovado no 1º concurso (1963), presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1977-1979), e membro da Academia Brasileira de Letras. É de sua autoria a obra “Os donos do poder”, uma das leituras mais conhecidas e clássicas da ciência política brasileira.
No acervo, há dezenas de obras autografadas, das quais foram selecionadas algumas para mostra na entrada do edifício-sede da Procuradoria. Os autógrafos em exposição são de Afonso Arinos Filho, Affonso Romano de Sant’Anna, Carlos Mário Velloso, Evandro Lins e Silva, Fábio Konder Comparato, Francisco de Assis Barbosa, Genolino Amado, Josué Montello, Luis Roberto Barroso, Otto Lara Resende, Ricardo Pereira Lira e Victor Nunes Leal.
A Biblioteca Raymundo Faoro, instalada no primeiro andar do edifício-sede da Procuradoria, será aberta em breve.