23 de dezembro de 2014
Preciosidades e curiosidades: exemplares pouco conhecidos são expostos na PGE-RJ
Facebook Twitter

“Hoje, a Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto possui a coleção completa das ‘Leis do Brasil’, as leis e decretos do antigo Distrito Federal e da Guanabara quase completas, além do Diário Oficial, começando com o BOE [Boletim Oficial do Estado], a partir de 1964. Poucas instituições possuem uma coleção de legislação como a nossa”.

Com essas palavras a bibliotecária Alessandra Oliveira da Silva chama a atenção para a importância do acervo de legislação da BMJVS. Alguns exemplares dessa coleção estarão expostos até fevereiro de 2015, na sede da PGE – Rua do Carmo, 27, Centro.

Entre os volumes raros e preciosos estão a Collecção das leis do imperio do Brasil, desde a independencia: 1822 a 1825, editada em Ouro Preto pela Typographia de Silva em 1835, e a Collecção das leis do Brazil de 1810, publicada pela Imprensa Nacional em 1891.

A mostra conta ainda com uma curiosidade para estudantes de Direito: uma edição da Carteira da “Revista Forense”, de 1961, que lembra os atuais vade mécuns. Atualmente a Biblioteca da PGE-RJ armazena exemplares do Diário Oficial do Estado do Rio (Poder Executivo) e disponibiliza informações através de seu catálogo na intranet (biblioteca.in.pge.rj.gov.br).


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter