Home > Imprensa > Notícias
08 de fevereiro de 2024
Biblioteca da PGE-RJ Completa 75 anos com Casa Nova e Vigor Renovado mas sem Descuidar da Preservação da Memória
Claunir Tavares
Biblioteca de Octavio Tarquínio de Sousa e Lucia Miguel Pereira, localizada no Centro Cultural PGE-RJ

A biblioteca Marcos Juruena Villela Souto, da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) chega aos 75 anos, em abril, de casa nova, com mais conforto e praticidade para o público. Criada em 1949, a biblioteca já reúne um acervo próximo dos 80 mil itens, incluído 12 coleções que pertenceram a juristas e escritores, que foram incorporadas pela PGE ao longo dos últimos anos, entre elas as coleções do casal Octavio Tarquinio de Sousa, escritor e historiador, e Lucia Miguel Pereira, crítica literária, e do Jurista Raymundo Faoro.

Em 2022, a biblioteca saiu do 1º andar da sede da PGE-RJ, na rua do Carmo, para ocupar um espaço restaurado e adaptado para ela no antigo Convento do Carmo, na rua Primeiro de Março, onde foi inaugurado o Centro Cultural PGE-RJ, com amplas salas de leitura, baias de estudos individuais, acesso a diversas bases de dados e catálogo on-line com milhares de registros disponíveis ao público.

Casa Nova

No Convento do Carmo, a biblioteca da PGE-RJ ocupa o maior espaço físico de sua história, tanto em área de armazenamento como de circulação e estudos, e passou a fazer parte do tour oferecido ao público visitante do Centro Cultural, com destaque para a coleção Octavio Tarquinio e Lucia Miguel Pereira, instalada em sala que reproduz como era a biblioteca do casal, inclusive com mobiliário de época.

Grande, diversificada e em constante expansão, a biblioteca Marcos Juruena Villela Souto não descuida de atender o quotidiano institucional, tratando e disponibilizando diariamente leis, decretos, resoluções e pareceres, tanto internamente quanto para o público. E lança mão da tecnologia disponível para garantir a preservação do acervo.

- Recentemente adquirimos um scanner planetário moderno, de alta resolução, e implementamos um projeto de digitalização de publicações periódicas antigas e fragilizadas pela ação do tempo, uma vez que este equipamento ajuda a evitar danos às obras durante o processo de reprodução – destaca Thiago Cirne, bibliotecário e curador das coleções especiais.

A preocupação da PGE com a preservação do patrimônio bibliográfico jurídico da Casa, fez com que a direção da biblioteca instalasse, em 2023, uma sala de higienização e conservação do acervo com o uso de três mesas com sistema de sucção de sujidades. O monitoramento e o controle dos índices de umidade e temperatura dos ambientes de guarda é outra das preocupações dos servidores da PGE.

Obras raras

A Biblioteca da PGE-RJ é responsável por manter coleções de valor histórico, que pertenceram a importantes juristas e escritores. São, ao todo, doze coleções com cerca de 30 mil itens. Entre elas estão as coleções Octavio Tarquinio de Sousa e Lucia Miguel Pereira, aberta ao público em 2011, com mais de 8 mil obras, e Raymundo Faoro, com 9.500 itens adquiridos em 2013.

Veja alguns destaques das coleções especiais:

Constituição anotada por Francisco Campos, elaborada por volta de 1937 - Documento original e único, ainda em esboço, com anotações, rasuras e acréscimos textuais pelo jurista Francisco Campos, encarregado por Getúlio Vargas para elaborar a Constituição de 1937.

Constituição dos Estados Unidos do Brasil, publicada pela Imprensa Nacional em 1946 - Possui selo "Brasil correio Constituição de 1946" e Carimbo: "Palácio Tiradentes DF – Brasil. O exemplar contém as assinaturas originais dos constituintes da época.

Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife, de Gilberto Freyre, publicado em 1934 - Edição rara, com apenas 105 exemplares publicados, encadernado em pergaminho. Possui a dedicatória de José Lins do Rego. É considerado o primeiro guia turístico sobre uma cidade brasileira, escrito e elaborado sob a ótica íntima de seu autor, e que conta ainda com gravuras pintadas à mão pelo artista plástico Luis Jardim, cuidadosamente fixadas às páginas.

Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade, 1951 - Exemplar com dedicatória do autor. Chama a atenção a estrutura utilizada por Drummond em seu texto (forma de poema), oferecendo a obra, o que mostra proximidade entre o autor e aquele a quem o exemplar é ofertado.

Bells new pantheon or, historical dictionary of the gods, demi-gods, heroes, and fabulous personages of antiquity, publicado em Londres, 1790 - Edição de excelente acabamento, ricamente ilustrado com gravuras e diversas anotações de antigos leitores.

Obras de Luis de Camões, publicada em Paris, 1759 - Uma das edições mais antigas da Biblioteca, encadernada em couro, com gravuras e antigas anotações.

Galeria de Imagens

Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro