A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), por meio do Centro Cultural, festejou o lançamento do programa Reviver Centro Cultural, uma iniciativa da Prefeitura do Rio para revitalizar o Centro da cidade.
- Vejo com muito bons olhos a chegada dos primeiros projetos culturais de ocupação do Centro do Rio contemplados no programa Reviver Centro Cultural. A sinergia é enorme. Acredito que essas iniciativas contribuirão de forma positiva para a movimentação no corredor cultural que vai da Praça XV à Candelária, no qual estão localizados, além do Centro Cultural PGE-RJ, espaços institucionais como o Paço Imperial, o CCBB, a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correios, entre outros – celebrou a Curadora do Centro Cultural, Cecília Fortes.
A PGE-RJ foi uma das primeiras instituições a estimular a reocupação do Centro do Rio, logo após o fim do lockdown da pandemia de Covid-19, em abril de 2022. Em maio, a Procuradoria reabriu ao público o antigo Convento do Carmo, instalando no local o seu Centro Cultural com galeria para exposição, biblioteca e um espaço para um bistrô, inaugurado no ano passado.
- A iniciativa de recuperação do antigo Convento do Carmo e a sua ressignificação como centro cultural estão inseridas nesse movimento de resgate do Centro do Rio de Janeiro. Fomentar a aproximação com a arte e investir em capital intelectual é a nossa forma de contribuição para fazer do Rio o local pulsante de outrora – afirma Cecília Fortes.
Desde sua inauguração, o Centro Cultural PGE-RJ já realizou 4 exposições de arte e recebeu 17.905 visitantes (apenas nas exposições de arte). A partir de maio de 2023, a PGE passou a oferecer um tour guiado pelo Convento, com monitores que mostram os espaços e contam a história do edifício, como por exemplo, o local que serviu de aposento para a rainha de Portugal, D. Maria I, quando chegou ao Rio em 1808, até sua morte em 1816.