Home > Imprensa > Notícias
05 de fevereiro de 2024
PGE-RJ Festeja Chegada de Programa para Revitalizar Centro do Rio
Facebook Twitter
Claunir Tavares
PGE-RJ Festeja Chegada de Programa para Revitalizar Centro do Rio
Centro Cultural PGE-RJ, localizado na Rua Primeiro de Março, Centro do Rio

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), por meio do Centro Cultural, festejou o lançamento do programa Reviver Centro Cultural, uma iniciativa da Prefeitura do Rio para revitalizar o Centro da cidade.

- Vejo com muito bons olhos a chegada dos primeiros projetos culturais de ocupação do Centro do Rio contemplados no programa Reviver Centro Cultural. A sinergia é enorme. Acredito que essas iniciativas contribuirão de forma positiva para a movimentação no corredor cultural que vai da Praça XV à Candelária, no qual estão localizados, além do Centro Cultural PGE-RJ, espaços institucionais como o Paço Imperial, o CCBB, a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correios, entre outros – celebrou a Curadora do Centro Cultural, Cecília Fortes.

A PGE-RJ foi uma das primeiras instituições a estimular a reocupação do Centro do Rio, logo após o fim do lockdown da pandemia de Covid-19, em abril de 2022. Em maio, a Procuradoria reabriu ao público o antigo Convento do Carmo, instalando no local o seu Centro Cultural com galeria para exposição, biblioteca e um espaço para um bistrô, inaugurado no ano passado.

- A iniciativa de recuperação do antigo Convento do Carmo e a sua ressignificação como centro cultural estão inseridas nesse movimento de resgate do Centro do Rio de Janeiro. Fomentar a aproximação com a arte e investir em capital intelectual é a nossa forma de contribuição para fazer do Rio o local pulsante de outrora – afirma Cecília Fortes.

Desde sua inauguração, o Centro Cultural PGE-RJ já realizou 4 exposições de arte e recebeu 17.905 visitantes (apenas nas exposições de arte). A partir de maio de 2023, a PGE passou a oferecer um tour guiado pelo Convento, com monitores que mostram os espaços e contam a história do edifício, como por exemplo, o local que serviu de aposento para a rainha de Portugal, D. Maria I, quando chegou ao Rio em 1808, até sua morte em 1816.


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter