Home > Imprensa > Notícias
03 de outubro de 2024
Procurador do Estado do Rio de Janeiro participa de reunião com Parlamentares da Missão Internacional de Observação Eleitoral do Mercosul
Facebook Twitter
Claunir Tavares/PGE-RJ
Procurador do Estado do Rio de Janeiro participa de reunião com Parlamentares da Missão Internacional de Observação Eleitoral do Mercosul

O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou, juntamente com o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o Secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, da reunião com Parlamentares da Missão Internacional de Observação Eleitoral (MOE) do Mercosul. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara. O objetivo da missão de Parlamentares do Mercosul é a observação do processo eleitoral. O Governador Cláudio Castro falou aos membros da missão internacional sobre o trabalho do governo para garantir que as eleições aconteçam de forma segura e sempre em parceria com os órgãos responsáveis pelo processo eleitoral.

O Procurador-Geral do Estado explicou que o objetivo da vinda do grupo de observação ao Brasil envolve o conhecimento e a validação do processo eleitoral brasileiro.

"Este é um órgão não governamental, composto por 128 países, que tem como objetivo fiscalizar a regularidade das eleições. Eles vêm aqui com objetivo não só de fazer uma visita de cortesia ao Governador, mas também uma visita de trabalho, para poder tratar das eleições municipais, da questão da segurança jurídica, que envolve a Procuradoria Geral do Estado e também a segurança pública, que são marcos importantes para essa instituição que é sediada em Montevidéu. Eles sempre participam das eleições municipais, estaduais e federais", explicou Renan Saad.

A Chefe da Missão Internacional de Observação Eleitoral, Fabiana Martin, destacou a importância da reunião.

"Para todos nós como observatório, essa reunião de hoje foi muito importante. Tivemos a ideia de um personagem muito importante dentro da estrutura do Estado do Rio de Janeiro. Podemos participar das eleições e explicar a dinâmica, o que nos dá muito embasamento para determinar de que forma se chegou à eleição. A explicação a respeito de como estão garantidas as iniciativas de controle de segurança para nós é muito importante. Tivemos uma clareza das medidas que foram tomadas para que não haja dúvidas a respeito da imparcialidade e da segurança. Creio que essa reunião com o Governador foi das mais importantes para nosso objetivo, que é sermos testemunhas para acompanhar e assegurar que, neste caso, o Brasil tenha eleições transparentes e pacíficas", assinalou Fabiana Martin.

Também participaram da reunião no Salão Verde do Palácio Guanabara o Subsecretário Adjunto de Relações Internacionais, Bruno Costa; o Deputado Roberto Monteiro; os Parlamentares da Missão Internacional de Observação Eleitoral Ana María Corradi, Lilia Puig, Rodrigo Gamarra e Hugo Meza; o Secretário da Presidência do Parlamento do Mercosul, Diego Molinas; o Coordenador Local da Missão Internacional de Observação Eleitoral, Alexandre Andreatta; o Chefe de Comunicação da Missão Internacional de Observação Eleitoral, Rafael Nascimento Reis, e o Pesquisador-Assistente da Missão de Observação Eleitoral, Celso de Oliveira Santos.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter