Home > Imprensa > Notícias
02 de outubro de 2024
Procurador-Geral do Estado do Rio participa do lançamento do Sistema e-Proc, ferramenta para agilizar processos eletrônicos
Facebook Twitter
Paulo Vitor/PGE-RJ
Procurador-Geral do Estado do Rio participa do lançamento do Sistema e-Proc, ferramenta para agilizar processos eletrônicos

O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou nesta segunda-feira, 30 de setembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), da cerimônia de implantação do Sistema e-Proc. O evento foi presidido pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente TJ-RJ, e teve a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, além de ministros dos tribunais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Concebido pela Justiça Federal da 4ª Região, o Sistema e-Proc visa garantir mais agilidade, segurança e transparência no trâmite de processos digitais. Em um primeiro momento, a ferramenta vai ser utilizada nos processos de Dívida Ativa em tramitação no TJ-RJ. Atualmente, o sistema já é usado nos tribunais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ainda em outubro será implantado em Minas Gerais.

"É um sistema, dos que existem nos tribunais de Justiça, inclusive nos federais, dos mais avançados. Permite agilidade na prestação de serviço, ajudando os advogados, principalmente da Advocacia Pública. O sistema vai acelerar os processos de cobrança da Dívida Ativa, onde primeiramente será implantado", destacou o Procurador-Geral Renan Saad.

Para o presidente do TJ-RJ, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, a implantação do sistema representa um marco para a Justiça do Estado do Rio de Janeiro. "É um momento de transformação, de mudança. É um novo mundo que se apresenta na Justiça brasileira, na medida em que todos os tribunais começam a seguir o mesmo caminho", ressaltou.

O ministro Luís Roberto Barroso também destacou a importância da união dos principais tribunais do país e a possibilidade de se criar uma unidade em torno do sistema e-Proc. "Venho celebrar esse momento que considero muito importante para o Poder Judiciário do Brasil, de união em função de prestar um serviço de melhor qualidade para o nosso cliente principal, que é a população brasileira", afirmou.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter